ZiraldoZiraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932.

Trabalhou como pintor, cartunista, jornalista, escritor e teatrólogo, sendo reconhecido na literatura infantil e nas artes plásticas e gráficas.

Seu talento se manifestava desde a infância: com 6 anos publicou um de seus desenhos no jornal Folha de Minas.

Formou-se em Direito pela UFMG, mas nunca exerceu a advocacia. Na imprensa, conquistou notoriedade Folha da Manhã, Jornal do Brasil e na prestigiada revista O Cruzeiro.

Em 1960 Ziraldo lançou a primeira revista em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil. E a primeira feita por um só autor, a Turma do Pererê.

No mesmo ano, recebeu na Bélgica o “Nobel” Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas. No final da mesma década, juntou-se ao primeiro time de colaboradores do polêmico jornal “O Pasquim”, marco da contraposição ao regime militar.

“O Menino Maluquinho” foi publicado pela primeira vez em livro lançado no ano de 1980, tornando-se um dos mais lembrados personagens da literatura para crianças no Brasil.

As aventuras do personagem e sua turma extrapolaram as revistas em quadrinhos, sendo adaptadas para o cinema, teatro e até ópera, e inspiraram livros traduzidos para diversos idiomas, que venderam mais de 10 milhões de exemplares ao redor do mundo.