monteiro lobatoJosé Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882, e faleceu na capital paulista no dia 4 de julho de 1948. Escritor, empresário, advogado, jornalista, ativista político, sua história reflete uma personalidade marcante e vigorosa vida pública.

No sítio da família, foi alfabetizado por sua mãe Olímpia e depois por professor particular. Desde cedo se viu rodeado por livros, na biblioteca de seu avô materno, Visconde de Tremembé.

Na juventude já contribuía em periódicos e jornais, escrevendo e desenhando.

Formou-se em direito, atuando como promotor público, mas em seguida herdou a fazenda de seu avô. Nesta mudança intensificou sua atividade literária, escrevendo no ano de 1918 sua obra prima “Urupês”, simbolizada por seu icônico personagem Jeca Tatu.

Homem de visão ímpar e firme em suas convicções, gravou sua marca além das palavras. Atuando em diversos empreendimentos: modernizou o mercado editorial, além de ser pioneiro da exploração de petróleo no Brasil.

Se o tempo foi hostil aos seus projetos industriais e comerciais, a história consagrou o gênio criativo e seu império de fantasias, sendo reconhecido como precursor da literatura infantil no Brasil. 📚👧🏻👦🏻

Ainda em 1920, deu início à vasta produção voltada ao público infanto juvenil, lançando em 1920 “A Menina do Narizinho Arrebitado”.

Narizinho, Pedrinho, a boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, a Cuca, o Saci… os personagens do Sítio do Pica-Pau-Amarelo fazem parte do imaginário de gerações de leitores e encantam crianças do mundo inteiro, verdadeiro patrimônio da literatura brasileira.

Em homenagem a Monteiro Lobato, seu aniversário de nascimento foi escolhido para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil. 📚🦉😊