Maurício de SousaMaurício de Sousa nasceu em 27 de outubro de 1935 em Santa Isabel, na região metropolitana de São Paulo.

Viveu em um ambiente cercado de arte, pois seu pai, além de barbeiro, era poeta e pintor, e sua mãe, poetisa.

Começou a mostrar a vocação para o desenho logo cedo.

Aos 19 anos, mudou-se para a capital paulista em busca de emprego como ilustrador. Em vez disso, trabalhou como repórter policial.

Suas tirinhas de jornal surgiram no ano de 1959, contando só dois personagens: o Franjinha e o cãozinho Bidu. Com o passar do tempo surgiram os personagens Cebolinha, Piteco, Astronauta, Horácio, Penadinho, entre outros.

Inspirada em sua filha Mônica e com seu jeito bravo e mandão, a personagem mais famosa surgiu em 1963. Com grande carisma, tornou-se a personagem principal, tornando a galeria de personagens a Turma da Mônica.

Apenas na década de 70 foi lançada a primeira revista, com o nome Mônica e sua turma, narrando as aventuras das crianças e adultos moradores do bairro do Limoeiro. Nos anos 80 surgiram Jotalhão, Cascão, Chico Bento e Magali.

Muito mais que sucesso e reconhecimento, Maurício de Souza e seus personagens conquistaram o coração de gerações de leitores, no Brasil e em dezenas de países.

Quantos não foram alfabetizados com histórias em quadrinhos de Maurício de Sousa?