“… Quem sobe nos ares não fica no chão,

quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa

estar ao mesmo tempo nos dois lugares!” 

 

Cecília MeirelesConsiderada uma das mais importantes poetisas brasileiras, Cecília Meireles nasceu no dia 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro.

Aos 9 anos começou a escrever poesias.

Frequentou a Escola Normal do Rio de Janeiro e estudou línguas, música, folclore e teoria educacional, iniciando sua carreira docente aos 17 anos.

Aos 18 anos publicou seu primeiro livro de poesias, “Espectros”, uma coleção de 17 sonetos sobre temas históricos, lendários, mitológicos e religiosos.

Atuando como professora, e preocupada com a qualidade do ensino ante a escassez de livros didáticos, escreveu diversos livros para escolas primárias.

Em 1923 publicou seu primeiro livro infantil, “Criança, Meu Amor”, obra inaugural de seu riquíssimo acervo dedicado aos pequenos.

“Ou Isto ou Aquilo”, sua obra infantil de maior destaque, reúne 57 poesias e, através do ritmo, rimas e musicalidade, resgata o universo infantil permeado por perguntas, fantasias e imaginação.

Seu inestimável valor na poesia infantil é reconhecido em textos como “Leilão de Jardim”, “O Cavalinho Branco, “Colar de Carolina”, “A Pombinha da Mata”, entre outros.

Embora premiada pela Academia Brasileira de Letras em 1938 por seu livro “Viagem”, durante sua época a Academia não elegia mulheres para seu quadro de membros.

Faleceu aos 63 anos, no dia 9 de novembro de 1964, no Rio de Janeiro. Em 1965, a Academia Brasileira de Letras conferiu a Cecília Meireles o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra.